PLANEJAMENTO ESCOLAR 2011
SOCIOLOGIA
Prezado (a) Professor (a),
Para o ensino da Sociologia no Ensino Médio, devemos considerar o que já foi feito e o que ainda precisa ser realizado para que a manutenção da Sociologia no currículo seja muito mais que força da lei, que a sua sustentação no currículo da escola básica encontre eco nas experiências que contribua para a efetiva formação do cidadão consciente, autônomo e atualizado com as transformações no mundo. Se assim for entendido, os professores de Sociologia devem estar prontos para conferir a essa disciplina, além do mérito de uma história de lutas para a sua inclusão no Ensino Médio, atitudes que garantam a especificidade da Sociologia no atendimento às demandas sociais para uma educação que promova mais do que a recepção teórica da tradição sociológica, um tratamento dessa herança condizente com as expectativas de ampliação das visões de mundo e dos horizontes sociais.
Ao se tomar os três grandes paradigmas fundantes do campo de conhecimento sociológico – Karl Marx, Max Weber e Emile Durkhein -, discutem-se as questões centrais que foram abordadas, bem como os parâmetros teóricos e metodológicos que permeiam tais modelos de explicação da realidade. No entanto, a grande preocupação é promover uma reflexão em torno da permanência dessas questões até hoje, inclusive avaliando a operacionalidade dos conceitos e categorias utilizados por cada um desses autores, no que se refere à compreensão da complexidade do mundo atual. (Parâmetros Curriculares, 1998, p.36)
Dessa forma, você deverá traçar um planejamento que permita ajustes e complementações visando atingir as metas postas para a Sociologia como disciplina da escola média. Sabemos que pelo espaço que ocupa no currículo, sua tarefa não será fácil, mas acredito que ela é possível.
O seu trabalho, a partir do que é oferecido nos documentos curriculares oficiais, deve enfatizar a formação que ultrapasse certa tradição escolar na transmissão dos conteúdos das ciências. Nessa perspectiva, as competências desenvolvidas pela Sociologia devem permitir ao jovem estudante investigar, identificar, descrever, classificar e interpretar/explicar os fatos relacionados á vida social, para que possa decodificar a sua complexidade.
Nesse sentido, o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, assim como os Cadernos que compõem a sua implementação, trazem a Sociologia como uma ciência em interação reflexiva que permite compor um instrumental prático de intervenção na vida social.
As teorias, os conceitos e os temas constituem ferramentas do pensar sociológico e não podem ser trabalhados separadamente, apesar das suas especificidades. As teorias têm origens sociais – são modelos explicativos. Os conceitos operam no contexto lingüístico, lembrando sempre que eles têm história e, por isso, sempre temos que ter em mente de onde e de quem estamos falando. Os temas partem do concreto e podem ser abordados a partir de uma tradição ou da realidade emergente.
A Sociologia apresenta alguns temas que são prioritários em empreendimentos intelectuais e acadêmicos, mas que podem, diante de diferentes eventos, dar lugar para outras preocupações ou mesmo requerer outros tratamentos mediante novos enfoques.
A pesquisa como forma de ensino está evidenciada na proposta para o ensino de Sociologia e, nessa perspectiva, temos incluído a investigação, organização, tabulação interpretação dos dados, permitindo que o aluno produza o conhecimento.
É sempre bom lembrar que a Sociologia, cujo lugar habitual é a universidade, tem sido chamada para ocupar outros lugares. No Ensino Médio, ela é inquirida sobre os eventos que acontecem no mundo. Nesse sentido, caro (a) professor (a), é importante que fiquem claros os valores básicos que precedem a abordagem temática da Sociologia.
Segundo a professora Maria Alice R. de Carvalho, “valores que precisam ser conhecidos porque dizem o que a Sociologia tem para ensinar. São eles : o estranhamentos que aproxima pela curiosidade ao mesma tempo em que requer distanciamento - necessário para entender as formas costumeiras e regulares; a solidariedade como possibilidade de construção social e não como marca moralizadora ; o antidogmatismo, que permite o questionamento permanente ; e, finalmente , o deslocamento , como pertubação contextual, que favorece o procedimento crítico”.
Sugiro que considere esses princípios em todas as séries – no seu início de ano. Esses princípios elementares da Sociologia devem ser apreciados também no seu planejamento.
Para reavivar esses princípios, procure articulá-los com os conteúdos e habilidades e competências expostos nos Cadernos: para os alunos da 1ª série, pode ser interessante começar apresentando esses princípios, em especial, de estranhamento.
Os alunos da 2ª série já foram apresentados para a Sociologia, mas parece importante considerar ou retomar, caso tenha sido possível trabalhar todo o Caderno no ano de 2010, as questões pertinentes á desigualdade social, com ênfase na realidade que se apresenta no nosso cotidiano, dando conta das competências comuns de Representação e Comunicação; Investigação e Compreensão e Contextualização Sociocultural, trazendo á baila um ponto tradicional da Sociologia.
Como apontamos anteriormente, outro ponto recorrente e exaustivamente questionado pela Sociologia é o surgimento, a manutenção e a mudança dos sistemas sociais que são produzidos na dinâmica do processo de interação.
Seria interessante pontuar as diferentes formas de estratificação social: as castas, os estamentos e as classes sociais.
Esse tipo de análise contextualizada no sistema social brasileiro, enquanto uma estrutura baseada em classes sociais abre espaço em sala de aula para uma reflexão sobre o processo histórico de construção das desigualdades sociais, que aponta par5a problemas, como a exclusão (social, econômica e política) e a concentração (de poder e renda). Ao se falar de sistemas sociais, também poderia ser realizada uma menção conceitual, ainda que não muito aprofundada, à noção de estrutura e à escola estruturalista de pensamento.
(Parâmetros Curriculares Nacionais, 1988, p.38)
Para os alunos da 3ª série, reforçar os princípios da Sociologia é de fundamental importância, tendo em vista que esses alunos não tiveram oportunidade de entrar em com o Currículo apresentado pelas Situações de Aprendizagens da 1ª série . Considere, nesse caso, como habilidade e competências desenvolvidas na 2ª série.
Mais uma vez espero que o seu trabalho possa contribuir para a consolidação da disciplina Sociologia no currículo da escola média.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Filosofia. Brasília: MEC, 1998
CARVALHO.Maria Alice R. Estranhamento – o desconforto em relação ao mundo real.
CURRICULO: Oficial do Estado de São Paulo: Sociologia/ Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
CADERNO: Professor – Sociologia – Heloisa Helena Teixeira de Souza.
Fabrício Proença
PCOP de Filosofia/ Sociologia
Telefone (15) 3275 9674
E-mails
fa.che@hotmail.com
filofabricio@gmail.com
Diretoria de Ensino de Itapetininga
Sou professor de Filosofia, e faço da minha "reflexão diária" um ideal de vida...
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor
Fique por dentro!!!
Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/
Acessem!!!
Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/
Ameaças do tráfico, no Rio de Jneiro assista ao vídeo....
"Páginas interessantes para se visitar na internet"!!!!!
Dentre as milhares de páginas que existem na internet, a rede mundial de computadores muitas não servem para nada, então sugerir algumas páginas nacionais ,para pesquisa ,conhecimentos em geral e trocas de idéias.Até mais um abraço e um beijo co coração............
http://gmrp.blogspot.com/
http://ferrez.blogspot.com/
http://www.tvcultura.com.br/metropolis/
http://www.tvcultura.com.br/vitrine/
http://www.tvcultura.com.br/penarua/
http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=108
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/
http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/
http://www.releituras.com/maquino_menu.asp
http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/2006/home/index_full.html
http://www.marciatiburi.com.br/helena.htm
http://www.genialmrp.org/
http://gmrp.blogspot.com/
http://ferrez.blogspot.com/
http://www.tvcultura.com.br/metropolis/
http://www.tvcultura.com.br/vitrine/
http://www.tvcultura.com.br/penarua/
http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=108
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/
http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/
http://www.releituras.com/maquino_menu.asp
http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/2006/home/index_full.html
http://www.marciatiburi.com.br/helena.htm
http://www.genialmrp.org/
Votando pela "Primeira vez"
Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/
O "Tribunal Superior Eleitoral"
Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf
Alunos 2ºA Nestor Fogaça...
Alunos 2ºA Nestor Fogaça...
Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...
Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).
Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.
Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.
Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!
ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!
Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/
Sugestões para diminuir o aquecimento global.
Sugestões para diminuir o aquecimento global.
Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
E.E. NESTOR FOGAÇA
E.E.NESTOR FOGAÇA
E.E.NESTOR FOGAÇA
ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...
Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.
Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...
Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam
Um comentário:
view TDbULWWO [URL=]burberry purses[/URL] online mtlDAPKo [URL= ] [/URL]
Postar um comentário