quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PLANEJAMENTO SOCIOLOGIA 2011

PLANEJAMENTO ESCOLAR 2011
SOCIOLOGIA
Prezado (a) Professor (a),
Para o ensino da Sociologia no Ensino Médio, devemos considerar o que já foi feito e o que ainda precisa ser realizado para que a manutenção da Sociologia no currículo seja muito mais que força da lei, que a sua sustentação no currículo da escola básica encontre eco nas experiências que contribua para a efetiva formação do cidadão consciente, autônomo e atualizado com as transformações no mundo. Se assim for entendido, os professores de Sociologia devem estar prontos para conferir a essa disciplina, além do mérito de uma história de lutas para a sua inclusão no Ensino Médio, atitudes que garantam a especificidade da Sociologia no atendimento às demandas sociais para uma educação que promova mais do que a recepção teórica da tradição sociológica, um tratamento dessa herança condizente com as expectativas de ampliação das visões de mundo e dos horizontes sociais.
Ao se tomar os três grandes paradigmas fundantes do campo de conhecimento sociológico – Karl Marx, Max Weber e Emile Durkhein -, discutem-se as questões centrais que foram abordadas, bem como os parâmetros teóricos e metodológicos que permeiam tais modelos de explicação da realidade. No entanto, a grande preocupação é promover uma reflexão em torno da permanência dessas questões até hoje, inclusive avaliando a operacionalidade dos conceitos e categorias utilizados por cada um desses autores, no que se refere à compreensão da complexidade do mundo atual. (Parâmetros Curriculares, 1998, p.36)
Dessa forma, você deverá traçar um planejamento que permita ajustes e complementações visando atingir as metas postas para a Sociologia como disciplina da escola média. Sabemos que pelo espaço que ocupa no currículo, sua tarefa não será fácil, mas acredito que ela é possível.
O seu trabalho, a partir do que é oferecido nos documentos curriculares oficiais, deve enfatizar a formação que ultrapasse certa tradição escolar na transmissão dos conteúdos das ciências. Nessa perspectiva, as competências desenvolvidas pela Sociologia devem permitir ao jovem estudante investigar, identificar, descrever, classificar e interpretar/explicar os fatos relacionados á vida social, para que possa decodificar a sua complexidade.
Nesse sentido, o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, assim como os Cadernos que compõem a sua implementação, trazem a Sociologia como uma ciência em interação reflexiva que permite compor um instrumental prático de intervenção na vida social.
As teorias, os conceitos e os temas constituem ferramentas do pensar sociológico e não podem ser trabalhados separadamente, apesar das suas especificidades. As teorias têm origens sociais – são modelos explicativos. Os conceitos operam no contexto lingüístico, lembrando sempre que eles têm história e, por isso, sempre temos que ter em mente de onde e de quem estamos falando. Os temas partem do concreto e podem ser abordados a partir de uma tradição ou da realidade emergente.
A Sociologia apresenta alguns temas que são prioritários em empreendimentos intelectuais e acadêmicos, mas que podem, diante de diferentes eventos, dar lugar para outras preocupações ou mesmo requerer outros tratamentos mediante novos enfoques.
A pesquisa como forma de ensino está evidenciada na proposta para o ensino de Sociologia e, nessa perspectiva, temos incluído a investigação, organização, tabulação interpretação dos dados, permitindo que o aluno produza o conhecimento.
É sempre bom lembrar que a Sociologia, cujo lugar habitual é a universidade, tem sido chamada para ocupar outros lugares. No Ensino Médio, ela é inquirida sobre os eventos que acontecem no mundo. Nesse sentido, caro (a) professor (a), é importante que fiquem claros os valores básicos que precedem a abordagem temática da Sociologia.
Segundo a professora Maria Alice R. de Carvalho, “valores que precisam ser conhecidos porque dizem o que a Sociologia tem para ensinar. São eles : o estranhamentos que aproxima pela curiosidade ao mesma tempo em que requer distanciamento - necessário para entender as formas costumeiras e regulares; a solidariedade como possibilidade de construção social e não como marca moralizadora ; o antidogmatismo, que permite o questionamento permanente ; e, finalmente , o deslocamento , como pertubação contextual, que favorece o procedimento crítico”.
Sugiro que considere esses princípios em todas as séries – no seu início de ano. Esses princípios elementares da Sociologia devem ser apreciados também no seu planejamento.
Para reavivar esses princípios, procure articulá-los com os conteúdos e habilidades e competências expostos nos Cadernos: para os alunos da 1ª série, pode ser interessante começar apresentando esses princípios, em especial, de estranhamento.
Os alunos da 2ª série já foram apresentados para a Sociologia, mas parece importante considerar ou retomar, caso tenha sido possível trabalhar todo o Caderno no ano de 2010, as questões pertinentes á desigualdade social, com ênfase na realidade que se apresenta no nosso cotidiano, dando conta das competências comuns de Representação e Comunicação; Investigação e Compreensão e Contextualização Sociocultural, trazendo á baila um ponto tradicional da Sociologia.
Como apontamos anteriormente, outro ponto recorrente e exaustivamente questionado pela Sociologia é o surgimento, a manutenção e a mudança dos sistemas sociais que são produzidos na dinâmica do processo de interação.
Seria interessante pontuar as diferentes formas de estratificação social: as castas, os estamentos e as classes sociais.
Esse tipo de análise contextualizada no sistema social brasileiro, enquanto uma estrutura baseada em classes sociais abre espaço em sala de aula para uma reflexão sobre o processo histórico de construção das desigualdades sociais, que aponta par5a problemas, como a exclusão (social, econômica e política) e a concentração (de poder e renda). Ao se falar de sistemas sociais, também poderia ser realizada uma menção conceitual, ainda que não muito aprofundada, à noção de estrutura e à escola estruturalista de pensamento.
(Parâmetros Curriculares Nacionais, 1988, p.38)
Para os alunos da 3ª série, reforçar os princípios da Sociologia é de fundamental importância, tendo em vista que esses alunos não tiveram oportunidade de entrar em com o Currículo apresentado pelas Situações de Aprendizagens da 1ª série . Considere, nesse caso, como habilidade e competências desenvolvidas na 2ª série.
Mais uma vez espero que o seu trabalho possa contribuir para a consolidação da disciplina Sociologia no currículo da escola média.
Referências Bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Filosofia. Brasília: MEC, 1998
CARVALHO.Maria Alice R. Estranhamento – o desconforto em relação ao mundo real.
CURRICULO: Oficial do Estado de São Paulo: Sociologia/ Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
CADERNO: Professor – Sociologia – Heloisa Helena Teixeira de Souza.





Fabrício Proença
PCOP de Filosofia/ Sociologia
Telefone (15) 3275 9674
E-mails
fa.che@hotmail.com
filofabricio@gmail.com
Diretoria de Ensino de Itapetininga

Um comentário:

Anônimo disse...

view TDbULWWO [URL=]burberry purses[/URL] online mtlDAPKo [URL= ] [/URL]

Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor

Fique por dentro!!!

Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/

Acessem!!!

Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Votando pela "Primeira vez"

Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/

O "Tribunal Superior Eleitoral"

Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...




Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).

Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro  Sesi (Itapê).







Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.

Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.



Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.

Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.












Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!

Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!



























ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
Powered By Blogger

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...

Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.

Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...

Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam

Entrevista...

Entrevista...
Minhas Alunas...

A Arte Vive!!

A Arte Vive!!
Meus alunos...

A Arte Vive!!!

A Arte Vive!!!
Meus alunos..

A Arte vive...

A Arte vive...
Meus Alunos

A Arte vive.....

A Arte vive.....
Meus Alunos

Meus alunos.....

Meus alunos.....
A Arte vive...