quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PLANEJAMENTO FILOSOFIA 2011

PLANEJAMENTO ESCOLAR 2011
FILOSOFIA
Prezado (a) Professor (a),
Para o ensino da Filosofia no Ensino Médio, podemos considerar o que já foi feito e o que ainda precisa ser realizado para que a manutenção da Filosofia no currículo seja muito mais que força da lei, que a sua sustentação no currículo da escola básica encontre eco nas experiências que contribua para a efetiva formação do cidadão reflexivo, consciente, autônomo e desta forma inserir o educando no universo subjetivo das representações simbólicas. Se assim for entendido, os professores de Filosofia devem estar prontos para conferir a essa disciplina, além do mérito de uma história de lutas para a sua inclusão no Ensino Médio, atitudes que garantam a especificidade da Filosofia no atendimento às demandas sociais para uma educação que promova mais do que a recepção teórica da tradição filosófica, um tratamento dessa herança condizente com as expectativas de ampliação das visões de mundo e dos horizontes sociais.
A partir desses compromissos, em direta sintonia com os textos normativos que orientam o ensino de Filosofia na educação básica, e que serviram de base para a elaboração do Currículo implantado em 2008, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, foi elaborado um elenco de temas e conteúdos que visam a orientar o professor em seu trabalho na sala de aula.
• O ensino de Filosofia e suas indagações na atualidade. A abordagem filosófica. Os objetivos da Filosofia no Ensino Médio. A contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico.
• A Filosofia: a atitude filosófica e o seu caráter crítico, reflexivo e sistemático. Temas e áreas tradicionais da Filosofia: História da Filosofia, Metafísica, Ética, Filosofia Política, Epistemologia, Teoria do Conhecimento, Lógica e Filosofia da Arte ou Estética.
• Técnica e Ciência. A Ciência e seus métodos. A razão instrumental. O pensamento filosófico e sua relação com as Ciências.
• O pensamento filosófico e as concepções de política: a política antiga e medieval. O liberalismo: antecedentes e desenvolvimento. O socialismo. A democracia :histórico do ideal democrático. A cidadania.
• O racionalismo ético e os princípios da vida moral: Sócrates e Aristóteles. Os epicuristas, hedonistas e estóicos. O formalismo kantiano.Os críticos do racionalismo ético.
• História da Filosofia: os modos de pensar que antecederam a filosofia na Grécia Antiga: o mito e a tragédia. As condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia Antiga e as características da filosofia nascente. Filosofia Antiga:dos pré – socráticos ao período helenístico. A Patrística e a Escolástica. O período moderno (séculos XV a XVIII) e seus temas: antropocentrismo, humanismo, a revolução científica, a emergência do indivíduo e do sujeito do conhecimento. Os procedimentos da razão. As teorias políticas do período. O período contemporâneo (século XIX e XX) e seus temas: razão e natureza, razão e moral.As críticas à moral racionalista. As indagações sobre a técnica. A noção de ideologia. A inserção das questões políticas,econômicas e sociais. Os questionamentos da Filosofia da Existência. Filosofia e religião. Os direitos humanos – ideal e histórico.
O professor de Filosofia, assim como os demais, deve participar ativamente dos processos de percepção e formação de valores e de produção de conhecimentos sobre sua disciplina.
Essa produção de conhecimentos pode ser fortemente dinamizada se o professor de Filosofia promover o debate interdisciplinar.
“Penso por exemplo, em uma articulação entre o ensino de História e de Filosofia. Imagino que o professor de Filosofia poderia colaborar com o professor de História quando, por exemplo, o tema das aulas fosse a apresentação da Segunda Guerra Mundial e do período nazista. O professor de Filosofia poderia trabalhar um texto como “Educação após Auschwitz”, de Theodor W. Adorno, articulando suas aulas com as do professor de História. Logo em seguida, poderia pensar a criação da Organização das Nações Unidas e sua Carta de Princípios, juntamente com uma discussão sobre direitos humanos, em que pensadores da Filosofia moderna seriam essenciais, como John Locke, Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant. A apresentação da Revolução Francesa e das revoluções do século XIX poderia ser acompanhada por textos de Karl Marx com o professor de Filosofia [...] Poderia escolher, por exemplo, um tema de estética e trabalhá-lo em conjunto com o professor de Literatura [e de Arte]; poderia escolher um tema de ética e trabalhá-lo com o professor de Biologia (em problemas de bioética, por exemplo) ou com o professor de Geografia ( no exame de problemas ambientais, por exemplo)”.
Por outro lado, os PCN oferecem uma significativa contribuição ao elencar as possibilidades para contemplar os conteúdos especificamente filosóficos: histórica (centro ou referencial) e (ou) temática: “[...] Cada uma dessas opções não exclui a combinação com outras.
Nesse sentido, pode-se imaginar, perfeitamente, uma parte histórica e uma parte temática em um curso de Filosofia”. (Brasil.2000,p.51).
É importante registrar, ainda que a utilização dos Cadernos do Professor e do Aluno não pressupõe o abandono do livro didático. Ao contrário, propõe-se uma ampliação das possibilidades de seu uso, tanto em sala quanto em atividades extraclasses. Aliás, no que se refere às atividades sugeridas aos alunos, foram enfatizadas as ações de estudo e pesquisa desenvolvidas fora dos muros da escola , pelo entendimento de que as tradicionais “lições de casa”, acrescentadas dos atuais recursos oferecidos pelas tecnologias de comunicação e informação, ainda mantêm suas qualidades potenciais .
Todas essas preocupações visam a valorizar a Filosofia no universo escolar, tentando fazer com que os estudantes sejam envolvidos em práticas de ensino motivadoras – base indispensável para qualquer desenvolvimento intelectual, o que incide diretamente no ensino da Filosofia.
Conteúdos de Filosofia a serem trabalhados durante o ano letivo.
1ª série do Ensino Médio.
• Por que estudar Filosofia.
• As áreas da Filosofia.
• A Filosofia e outras formas de conhecimento.
• Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência.
• Introdução à Filosofia Política.
• Teorias do Estado.
• Socialismo, anarquismo e liberalismo.
• Filosofia Política.
• Democracia e cidadania: origens, conceitos e dilemas.
• Desigualdade social e ideológica.
• Democracia e justiça social.
• Os direitos humanos.
• Participação política.
2ª série do Ensino Médio.
• Introdução à ética.
• O eu racional.
• Autonomia e liberdade.
• Introdução à teoria do indivíduo.
• John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill.
• Paul Ricoeur e Michel Foucault.
• Condutas massificadas,alienação moral.
• Filosofia, Política e Ética.
• Humilhação,velhice e racismo.
• Homens e mulheres.
• Filosofia e educação.
• Desafios éticos contemporâneos.
• A Ciência e a condição humana,introdução à Bioética.
3ªsérie do Ensino Médio
• O que é Filosofia.
• Superação de preconceitos em relação à Filosofia e definição e importância para a cidadania.
• O homem como ser de natureza e de linguagem.
• Características do discurso Filosófico.
• Comparação com o discurso da literatura.
• Comparação com o discurso religioso.
• O homem como ser político.
• A desigualdades entre os homens como desafio da política.
• Comparação com o discurso científico.
• Três concepções de liberdade.
• Libertarismo, determinismo e dialética.
• Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade.

Mais uma vez espero que o seu trabalho possa contribuir para a consolidação da disciplina Filosofia no currículo da escola média.

Referências Bibliográficas:

SÃO PAULO: (Estado) Secretaria da Educação.
CURRICULO: Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias / Secretaria da Educação ; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli. – São Paulo: SEE, 2010.
CADERNO: Professor – Filosofia. SEE.
Fabrício Proença
PCOP de Filosofia/ Sociologia
Telefone (15) 3275 9674
E-mails
fa.che@hotmail.com
filofabricio@gmail.com
Diretoria de Ensino de Itapetininga

11 comentários:

Anônimo disse...

Hoωdy! ӏ сould have ѕωorn I've visited your blog before but after looking at some of the posts I realized it's
new tο mе. Νonethеless, I'm certainly pleased I stumbled upon it and I'll be bоokmarking it аnd сhecking
bасk οften!

Mу web blog: V2 Cigs Critiques By The Clients

Anônimo disse...

What's Taking place i'm new to this, I stumbled upοn this I've discovered It absolutely useful and it has aided me out loads. I'm hοping to give a contribution & aѕsist different uѕeгs like its aided me.
Good job.

Hеre is my webpagе: http://www.wikisurf.fr/

Anônimo disse...

Hі Trina Ι've been using e cigs for over Three years, and I can't ѕау
I've experienced any of that. Used to do some searching and this is the nearest instance I came across when looking about tonsils effects and also e cigarette use.

Here is my webpage: green Smoke electronic Cigarette review

Anônimo disse...

Fаbulous, what a blog it is! Τhiѕ wеb
site gives helpful information tо us, keep it up.

mу web ρage :: click the next site

Anônimo disse...

It's truly very difficult in this busy life to listen news on TV, thus I only use world wide web for that purpose, and take the latest information.

My website campdoglando.com

Anônimo disse...

Everyоne loνes what you guys tend to be up too. Тhis kind
of cleveг wоrk anԁ еxposure! Keep
uρ the good wοrks guyѕ I've incorporated you guys to blogroll.

Here is my web site - v2 cigs

Anônimo disse...

Quality articles іs thе crucial to invite the viеwers to
visit the web pagе, thаt's what this web page is providing.

Here is my homepage ... Illinoisk9.Ning.Com

Anônimo disse...

Its ѕuch аs you leaгn my mіnd! Yоu appear to gгаsp а lοt apprοximatеly
this, likе уou wгotе the e bοok in іt оr ѕomething.
I believe that yоu јust can dо with ѕomе
% to рowеr thе mesѕаgе home a bit,
but іnsteаԁ of that, thiѕ іѕ magnifісent blog.
Аn eхсellent гead. І'll certainly be back.

Also visit my web site - simply click the next internet site

Anônimo disse...

Hi it's me, I am also visiting this site regularly, this site is genuinely fastidious and the visitors are actually sharing good thoughts.

Also visit my blog - http://www.sfgate.com

Anônimo disse...

This is a fantastic chance to avail this great Scan Software.
In truth, you do not will need to go to your auto dealer to have an oil alter.


Also visit my web-site: obd 2007

Anônimo disse...

Vapor Couture, released vapor but it does not
include the same smoke and undesirable effects to the body
in contrast to the traditional cigarette smoking. E cigarettes are created to appear and feel like genuine cigarette.
Native American medicine men typically smoked tobacco in order to heighten
their spiritual connection to the afterlife. This glamorous and touching and show is speedily becoming one particular of the hottest tickets on the
Rialto! Inspired by a accurate story and based
on the 2005 film of the identical name, Kinky Boots follows
the story of Charlie Price (Stark Sands) who,
soon after the sudden death of his father, is forced to step in and save his loved ones's shoe factory in Northern England.

Also visit my website; V2 cigs coupon codes August 2013

Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor

Fique por dentro!!!

Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/

Acessem!!!

Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Votando pela "Primeira vez"

Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/

O "Tribunal Superior Eleitoral"

Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...




Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).

Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro  Sesi (Itapê).







Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.

Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.



Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.

Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.












Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!

Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!



























ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
Powered By Blogger

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...

Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.

Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...

Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam

Entrevista...

Entrevista...
Minhas Alunas...

A Arte Vive!!

A Arte Vive!!
Meus alunos...

A Arte Vive!!!

A Arte Vive!!!
Meus alunos..

A Arte vive...

A Arte vive...
Meus Alunos

A Arte vive.....

A Arte vive.....
Meus Alunos

Meus alunos.....

Meus alunos.....
A Arte vive...