APLICAÇÕES DA FILOSOFIA NO COTIDIANO
Recorremos aos médicos porque ele entedem mais do que nós dos males do corpo. Deveríamos apelar para os filósofos pela mesma razão, quando nosso espírito encontra-se enfermo - e julgá-los de acordo com um critério semelhante.
Somente uma cultura formal e intimidadora nos faz pensar de outra maneira.
No mundo humano aprendemos desde cedo a acreditar que somos capazes de alterar nosso destino e pautamos nossas esperanças e preocupações de acordo com esta suposição.
Que progressos, você me pergunta, já consegui? Comecei a ser amigo de mim mesmo.
Até mais!
Sou professor de Filosofia, e faço da minha "reflexão diária" um ideal de vida...
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
APLICAÇÕES DA FILOSOFIA NO COTIDIANO II
A filosofia não apenas nos ajuda a compreender que os outros podem estar errados como também nos oferece um método simples através do qual podemos, por nós mesmos, determinar o que é certo. Poucos filósofos atingiram um entendimento mínimo do que é necessário para se dar início a uma vida pensante. Não precisamos de anos de educação formal e uma existência de ócio. Qualquer um que tenha uma mente bem ordenada e dotada de curiosidade, que procure analisar uma crença consagrada pelo senso comum pode travar um diálogo com um amigo que acabou de encontrar nas ruas da cidade e, ao aplicar um método socrático, conseguir formar uma ou duas opiniões bem fundamentadas em menos de meia hora.
A filosofia não apenas nos ajuda a compreender que os outros podem estar errados como também nos oferece um método simples através do qual podemos, por nós mesmos, determinar o que é certo. Poucos filósofos atingiram um entendimento mínimo do que é necessário para se dar início a uma vida pensante. Não precisamos de anos de educação formal e uma existência de ócio. Qualquer um que tenha uma mente bem ordenada e dotada de curiosidade, que procure analisar uma crença consagrada pelo senso comum pode travar um diálogo com um amigo que acabou de encontrar nas ruas da cidade e, ao aplicar um método socrático, conseguir formar uma ou duas opiniões bem fundamentadas em menos de meia hora.
O QUE NOS FAZ REALMENTE FELIZES?!
"Todos os seres humanos querem ter uma vida feliz, mas muitos confundem os meios para obtê-la - por exemplo, riqueza e status - com a felicidade da vida em si. Essa focalização nos meios é equivocada e afasta ainda mais as pessoas de uma vida feliz. O que realmente vale a pena são as atividades virtuosas que constroem uma vida feliz, não os recursos externos que parecem ser capazes de promover a felicidade".
"Todos os seres humanos querem ter uma vida feliz, mas muitos confundem os meios para obtê-la - por exemplo, riqueza e status - com a felicidade da vida em si. Essa focalização nos meios é equivocada e afasta ainda mais as pessoas de uma vida feliz. O que realmente vale a pena são as atividades virtuosas que constroem uma vida feliz, não os recursos externos que parecem ser capazes de promover a felicidade".
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Publicada resolução que impede professores não aprovados exercerem funções de PC
Resolução SE 21, de 17-2-2010
Dispõe sobre o exercício de docentes em Oficinas Pedagógicas e em posto de trabalho de Professor Coordenador, e dá providências correlatas
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou o Dirigente do Departamento de Recursos Humanos e considerando a necessidade de estabelecer diretrizes para o cumprimento do disposto na Lei Complementar 1.093, de 16-07-2009,
Resolve:
Artigo 1º - Os docentes temporários que não obtiveram os índices mínimos de aprovação fixados no processo de avaliação previsto no artigo 2º da Resolução SE 91, de 8 de dezembro de 2009, não poderão ser designados para exercício nas Oficinas Pedagógicas das Diretorias de Ensino ou no posto de trabalho de Professor Coordenador.
Artigo 2º - para os docentes abrangidos pelo disposto no § 2º do artigo 2º da Lei Complementar 1.010, de 1º de junho de 2007, o aproveitamento de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) na prova objetiva do concurso público de provas e títulos a ser realizado pela Secretaria de Estado da Educação em 2010 ou na prova de promoção de que trata a Lei Complementar 1.097, de 27-10-2009, poderá ser considerado como de participação e aprovação na prova do processo seletivo de que trata o artigo 1º desta resolução.
Artigo 3º - Os docentes que se encontram designados nas Oficinas Pedagógicas das Diretorias de Ensino ou no posto de trabalho de Professor Coordenador e que não alcançarem os índices de pontuação fixados no artigo 2º da Resolução SE 91/2009, poderão permanecer designados até a divulgação dos resultados dos eventos citados no artigo anterior.
Parágrafo único - Imediatamente após a divulgação dos resultados, deverão ser cessadas as designações dos docentes que não lograram aprovação em qualquer uma das provas mencionadas nesta resolução.
Artigo 4º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
Resolução SE 21, de 17-2-2010
Dispõe sobre o exercício de docentes em Oficinas Pedagógicas e em posto de trabalho de Professor Coordenador, e dá providências correlatas
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou o Dirigente do Departamento de Recursos Humanos e considerando a necessidade de estabelecer diretrizes para o cumprimento do disposto na Lei Complementar 1.093, de 16-07-2009,
Resolve:
Artigo 1º - Os docentes temporários que não obtiveram os índices mínimos de aprovação fixados no processo de avaliação previsto no artigo 2º da Resolução SE 91, de 8 de dezembro de 2009, não poderão ser designados para exercício nas Oficinas Pedagógicas das Diretorias de Ensino ou no posto de trabalho de Professor Coordenador.
Artigo 2º - para os docentes abrangidos pelo disposto no § 2º do artigo 2º da Lei Complementar 1.010, de 1º de junho de 2007, o aproveitamento de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) na prova objetiva do concurso público de provas e títulos a ser realizado pela Secretaria de Estado da Educação em 2010 ou na prova de promoção de que trata a Lei Complementar 1.097, de 27-10-2009, poderá ser considerado como de participação e aprovação na prova do processo seletivo de que trata o artigo 1º desta resolução.
Artigo 3º - Os docentes que se encontram designados nas Oficinas Pedagógicas das Diretorias de Ensino ou no posto de trabalho de Professor Coordenador e que não alcançarem os índices de pontuação fixados no artigo 2º da Resolução SE 91/2009, poderão permanecer designados até a divulgação dos resultados dos eventos citados no artigo anterior.
Parágrafo único - Imediatamente após a divulgação dos resultados, deverão ser cessadas as designações dos docentes que não lograram aprovação em qualquer uma das provas mencionadas nesta resolução.
Artigo 4º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
"Bônus será pago em março" diz Secretário da Educação de São Paulo
Do site Agora - SP
O bônus da Educação será pago até o fim de março, segundo informou o secretário estadual da Educação, Paulo Renato Souza, em conversa pela internet organizada pelo governo do Estado.
O benefício é válido para todos os servidores da Educação --atualmente, 273.173 funcionários, segundo dados do DRHU (Departamento de Recursos Humanos).
Se as regras do bônus dos professores não forem alteradas neste ano, o valor do benefício será calculado com base no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2009.
Do site Agora - SP
O bônus da Educação será pago até o fim de março, segundo informou o secretário estadual da Educação, Paulo Renato Souza, em conversa pela internet organizada pelo governo do Estado.
O benefício é válido para todos os servidores da Educação --atualmente, 273.173 funcionários, segundo dados do DRHU (Departamento de Recursos Humanos).
Se as regras do bônus dos professores não forem alteradas neste ano, o valor do benefício será calculado com base no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2009.
Educação de SP recebeu 261.382 candidatos para concurso de docentes; há cerca de 26 inscritos para cada vaga
A secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (19), que 261.382 candidatos estão inscritos para o concurso de 10 mil vagas de professores.
A prova para PEB 2 (professores dos ensinos fundamental e médio) e docentes para educação especial será realizada no dia 28 de março. Há exigência de nível superior de escolaridade para participar da seleção. Segundo a secretaria de Educação, os salários variam entre R$ 549 (para carga horária de 12 horas semanais) e R$ 1.834,85 (para 40 horas semanais).
A partir do dia 22 de fevereiro, os candidatos poderão conferir no site da Fundação Carlos Chagas, responsável pelo exame, se a inscrição foi efetivada. Caso contrário, deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas pelo telefone (11) 3723-4388.
As vagas disponíveis são para docentes nas disciplinas de arte, biologia, ciências físicas e biológicas, educação física, filosofia, física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, química, sociologia e educação especial - deficiências auditiva, física, mental e visual. O candidato ainda deverá comprovar conclusão de curso superior - licenciatura de graduação plena, com habilitação específica na área pretendida, ou formação superior na área correspondente e complementação nos termos da legislação.
Habilidades e competências exigidas
A bibliografia básica para o concurso e a indicação dos perfis de habilidade e competências requeridos para o cargo foram publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 28 de janeiro de 2010 e estão disponíveis no site da Secretaria da Educação.
A publicação determina perfil, documentos exigidos e bibliografia geral e específicos para cada uma das disciplinas: língua portuguesa, arte, educação física, inglês, matemática, ciências, física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Aos docentes da educação básica II são solicitados conhecimentos como cultura geral e profissional; dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas da educação; conhecimento pedagógico; conhecimento sobre crianças, jovens e adultos, entre outros, além daqueles especificamente referidos à sua habilitação. Para Educação Especial, espera-se que o professor conheça as particularidades de cada tipo de deficiência, para que possa dar atendimento personalizado aos alunos.
O conteúdo, padronizado pelo órgão, é o mesmo a ser utilizado nos três tipos de exames: processo seletivo de professores temporários, Sistema de Promoção (Programa Valorização Pelo Mérito) e concursos públicos para provimento de cargos. A bibliografia padronizada poderá sofrer alteração caso algum dos exemplares listados seja esgotado. Nesse caso, a secretaria poderá adotar novos títulos que contenham o mesmo conteúdo.
A secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (19), que 261.382 candidatos estão inscritos para o concurso de 10 mil vagas de professores.
A prova para PEB 2 (professores dos ensinos fundamental e médio) e docentes para educação especial será realizada no dia 28 de março. Há exigência de nível superior de escolaridade para participar da seleção. Segundo a secretaria de Educação, os salários variam entre R$ 549 (para carga horária de 12 horas semanais) e R$ 1.834,85 (para 40 horas semanais).
A partir do dia 22 de fevereiro, os candidatos poderão conferir no site da Fundação Carlos Chagas, responsável pelo exame, se a inscrição foi efetivada. Caso contrário, deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas pelo telefone (11) 3723-4388.
As vagas disponíveis são para docentes nas disciplinas de arte, biologia, ciências físicas e biológicas, educação física, filosofia, física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, química, sociologia e educação especial - deficiências auditiva, física, mental e visual. O candidato ainda deverá comprovar conclusão de curso superior - licenciatura de graduação plena, com habilitação específica na área pretendida, ou formação superior na área correspondente e complementação nos termos da legislação.
Habilidades e competências exigidas
A bibliografia básica para o concurso e a indicação dos perfis de habilidade e competências requeridos para o cargo foram publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 28 de janeiro de 2010 e estão disponíveis no site da Secretaria da Educação.
A publicação determina perfil, documentos exigidos e bibliografia geral e específicos para cada uma das disciplinas: língua portuguesa, arte, educação física, inglês, matemática, ciências, física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Aos docentes da educação básica II são solicitados conhecimentos como cultura geral e profissional; dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas da educação; conhecimento pedagógico; conhecimento sobre crianças, jovens e adultos, entre outros, além daqueles especificamente referidos à sua habilitação. Para Educação Especial, espera-se que o professor conheça as particularidades de cada tipo de deficiência, para que possa dar atendimento personalizado aos alunos.
O conteúdo, padronizado pelo órgão, é o mesmo a ser utilizado nos três tipos de exames: processo seletivo de professores temporários, Sistema de Promoção (Programa Valorização Pelo Mérito) e concursos públicos para provimento de cargos. A bibliografia padronizada poderá sofrer alteração caso algum dos exemplares listados seja esgotado. Nesse caso, a secretaria poderá adotar novos títulos que contenham o mesmo conteúdo.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Lula receberá prêmio de 'estadista global' na 40ª edição de Davos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá na próxima sexta-feira o prêmio especial de "estadista global", criado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos (WEF) para sua 40ª edição, indicou a fundação com sede na Suíça.
"Para marcar este 40º aniversário, o Fórum Econômico Mundial concederá um prêmio especial de estadista global em Davos. O prêmio homenageará o líder político que utilizou seu mandato para melhorar a situação do mundo", ressaltou o WEF ao ser consultado a respeito do tema pela AFP.
"O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan entregará o prêmio, em nome do conselho diretor da fundação Fórum Econômico Mundial, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira, 29 de janeiro", acrescentou.
Ao analisar a escolha do chefe de Estado brasileiro, o professor Klaus Schwab, fundador do WEF, considerou que Lula "mostrou um verdadeiro compromisso com todos os setores da sociedade".
"Esse compromisso foi mantido com um crescimento econômico integrador e justiça social. Lula é um modelo de estadista global", afirmou Schwab.
A elite mundial se reúne a partir de quarta-feira em Davos com a reconstrução do devastado Haiti, a reforma do setor financeiro e a ameaçadora crise social que surge após a recessão como grandes eixos.
Para Lula, no último ano de seu segundo mandato, será a última visita como chefe de Estado brasileiro a Davos, onde chegou pela primeira vez em 2003, quando a elite que hoje o celebra pelo êxito econômico de seu país o encarava com desconfiança e suspeita por seu passado sindical.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá na próxima sexta-feira o prêmio especial de "estadista global", criado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos (WEF) para sua 40ª edição, indicou a fundação com sede na Suíça.
"Para marcar este 40º aniversário, o Fórum Econômico Mundial concederá um prêmio especial de estadista global em Davos. O prêmio homenageará o líder político que utilizou seu mandato para melhorar a situação do mundo", ressaltou o WEF ao ser consultado a respeito do tema pela AFP.
"O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan entregará o prêmio, em nome do conselho diretor da fundação Fórum Econômico Mundial, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira, 29 de janeiro", acrescentou.
Ao analisar a escolha do chefe de Estado brasileiro, o professor Klaus Schwab, fundador do WEF, considerou que Lula "mostrou um verdadeiro compromisso com todos os setores da sociedade".
"Esse compromisso foi mantido com um crescimento econômico integrador e justiça social. Lula é um modelo de estadista global", afirmou Schwab.
A elite mundial se reúne a partir de quarta-feira em Davos com a reconstrução do devastado Haiti, a reforma do setor financeiro e a ameaçadora crise social que surge após a recessão como grandes eixos.
Para Lula, no último ano de seu segundo mandato, será a última visita como chefe de Estado brasileiro a Davos, onde chegou pela primeira vez em 2003, quando a elite que hoje o celebra pelo êxito econômico de seu país o encarava com desconfiança e suspeita por seu passado sindical.
domingo, 24 de janeiro de 2010
FIOLOSOFIA...PARA PENSAR..."NADA PODE SURGIR DO NADA"
Embora as questões filosóficas digam respeito a todas as pessoas, nem todas se tornam filósofos. Por diferentes motivos, a maioria delas é tão absorvida pelo cotidiano que a admiração pela vida acaba sendo completamente reprimida, " a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas."
*Qual é a coisa mais importante da vida?
*Como devemos viver?
*Quem é o ser humano?
*Você já acostumou-se com o mundo?
*Você acredita no destino?
*Você acredita no ser humano? e na bondade humana?
*Você acredita no Brasil?
*Qual é a coisa mais importante da vida?
*Como devemos viver?
*Quem é o ser humano?
*Você já acostumou-se com o mundo?
*Você acredita no destino?
*Você acredita no ser humano? e na bondade humana?
*Você acredita no Brasil?
O LUGAR DA FILOSOFIA...
O Lugar da
Filosofia
No ensino médio“Inúmeros dilemas são colocados pelas demais disciplinas: é preciso munir o aluno de instrumentos conceituais para resolvê-los.”
A aprovação da obrigatoriedade do curso de Filosofia no Ensino médio resulta de uma longa discussão em torno da importância (ou não) dessa matéria na vida estudantil de um adolescente. Filosofia no Ensino Médio!? Qual é o sentido dessa disciplina que não se enquadra nem nas Ciências Sociais, que não é uma arte, tampouco uma técnica e muito menos uma religião? Afinal, o que é a Filosofia e qual o seu papel no Ensino Médio?
Ora, a Filosofia surge de uma exigência do próprio pensamento.
Por exemplo, quando estudamos Física,Química, ou Biologia, necessitou saber o que são essas formas de pensamento que conseguem um grau de objetividade e precisão impressionantes para o senso comum.
Como funciona a Ciência? Como ela pensa? O que é verdade? Como a distinguimos de uma mera opinião ou de uma estranha magia? Qual é seu alcance e quais são seus limites? Quais são seus perigos e suas conseqüências na vida cotidiana das pessoas? Todas essas questões, consideradas epistemológicas, surgem inevitavelmente em nossa cultura ocidental, que aposta todas as fichas na Ciência, que investe dinheiro e libido em laboratórios, pesquisas e cientistas.
Mesmo o Brasil, cujo investimento é comparativamente menor em relação a países desenvolvidos, não escapa da visão cientificista. Assim, um aluno brasileiro desde cedo se vê bombardeado por aulas de Matemática, Física, Biologia, sem entender muito bem o sentido dessas disciplinas em suas vidas.
A dimensão ética
Mas não são apenas as questões epistemológicas que instigam o pensamento filosófico. Há também problemas de ordem ética. Vivemos num mundo capitalista, moderno, industrial, tecnológico, cujas mudanças ocorrem a uma velocidade assustadora. Valores que ontem eram indestrutíveis são varridos rapidamente no processo histórico.
Família nuclear, estabilidade no emprego, sexualidade bem definida, certa tranqüilidade social, para dar alguns exemplos, são formações que foram reavaliadas na nova configuração histórica. Outros vínculos sociais foram produzidos, o emprego tornou-se precário (quando não inexistente), novas sexualidades emergiram, a violência se alastrou na cidade.
Tendo em vista este contexto social tumultuado, a depressão, a angústia, o medo e até mesmo o pânico tomaram conta da subjetividade moderna. Como resolver ou minimizar esses sintomas? Como sair do mal- estar enraizado na civilização?
A busca imediata da solução pelo uso de medicamentos antidepressivos e de drogas não enfrenta de forma corajosa a situação, que exige um trabalho mais elaborado de pensamento. Mas como pensar essa subjetividade atormentada se não temos o instrumental adequado, ou seja, os conceitos precisos para nos auxiliar a viver? Eis a tarefa da Filosofia: Oferecer ferramentas conceituais para simbolizar a vida moderna e suas dificuldades afetivas, sexuais, existenciais. Que outra disciplina senão ela poderia dispor desses instrumentos?
Mais do que ensinar a história do pensamento, mais do que ensinar a “exercer a cidadania”, mais do que apresentar este ou aquele autor, este ou aquele conteúdo, a tarefa de ensinar Filosofia no Ensino Médio é estimular o aluno a questionar o mundo em que vive; é instigá-lo com problemas que o motivem a pensar.
Filosofia
No ensino médio“Inúmeros dilemas são colocados pelas demais disciplinas: é preciso munir o aluno de instrumentos conceituais para resolvê-los.”
A aprovação da obrigatoriedade do curso de Filosofia no Ensino médio resulta de uma longa discussão em torno da importância (ou não) dessa matéria na vida estudantil de um adolescente. Filosofia no Ensino Médio!? Qual é o sentido dessa disciplina que não se enquadra nem nas Ciências Sociais, que não é uma arte, tampouco uma técnica e muito menos uma religião? Afinal, o que é a Filosofia e qual o seu papel no Ensino Médio?
Ora, a Filosofia surge de uma exigência do próprio pensamento.
Por exemplo, quando estudamos Física,Química, ou Biologia, necessitou saber o que são essas formas de pensamento que conseguem um grau de objetividade e precisão impressionantes para o senso comum.
Como funciona a Ciência? Como ela pensa? O que é verdade? Como a distinguimos de uma mera opinião ou de uma estranha magia? Qual é seu alcance e quais são seus limites? Quais são seus perigos e suas conseqüências na vida cotidiana das pessoas? Todas essas questões, consideradas epistemológicas, surgem inevitavelmente em nossa cultura ocidental, que aposta todas as fichas na Ciência, que investe dinheiro e libido em laboratórios, pesquisas e cientistas.
Mesmo o Brasil, cujo investimento é comparativamente menor em relação a países desenvolvidos, não escapa da visão cientificista. Assim, um aluno brasileiro desde cedo se vê bombardeado por aulas de Matemática, Física, Biologia, sem entender muito bem o sentido dessas disciplinas em suas vidas.
A dimensão ética
Mas não são apenas as questões epistemológicas que instigam o pensamento filosófico. Há também problemas de ordem ética. Vivemos num mundo capitalista, moderno, industrial, tecnológico, cujas mudanças ocorrem a uma velocidade assustadora. Valores que ontem eram indestrutíveis são varridos rapidamente no processo histórico.
Família nuclear, estabilidade no emprego, sexualidade bem definida, certa tranqüilidade social, para dar alguns exemplos, são formações que foram reavaliadas na nova configuração histórica. Outros vínculos sociais foram produzidos, o emprego tornou-se precário (quando não inexistente), novas sexualidades emergiram, a violência se alastrou na cidade.
Tendo em vista este contexto social tumultuado, a depressão, a angústia, o medo e até mesmo o pânico tomaram conta da subjetividade moderna. Como resolver ou minimizar esses sintomas? Como sair do mal- estar enraizado na civilização?
A busca imediata da solução pelo uso de medicamentos antidepressivos e de drogas não enfrenta de forma corajosa a situação, que exige um trabalho mais elaborado de pensamento. Mas como pensar essa subjetividade atormentada se não temos o instrumental adequado, ou seja, os conceitos precisos para nos auxiliar a viver? Eis a tarefa da Filosofia: Oferecer ferramentas conceituais para simbolizar a vida moderna e suas dificuldades afetivas, sexuais, existenciais. Que outra disciplina senão ela poderia dispor desses instrumentos?
Mais do que ensinar a história do pensamento, mais do que ensinar a “exercer a cidadania”, mais do que apresentar este ou aquele autor, este ou aquele conteúdo, a tarefa de ensinar Filosofia no Ensino Médio é estimular o aluno a questionar o mundo em que vive; é instigá-lo com problemas que o motivem a pensar.
FILOSOFIA X RELIGIÃO...
Filosofia ou Religião?
É bem verdade que a religião também procura dar certo conforto e auxílio à nossa existência. Mas, como o Estado é laico, ela não deve ser ensinada na escola pública. Cabe então à Filosofia a reflexão acerca dos valores morais. Além do mais, tratando-se de ensinar alguma religião na escola, surge um sério problema: qual delas seria contemplada? O catolicismo, o judaísmo, o candomblé, o espiritismo, o islamismo?
Como se daria a contratação dos professores? Mesmo que se contratasse uma utilizada pluralidade de religiosos, sempre poderia haver algum, de uma seita qualquer, que se sentiria injustiçado por ter sido excluído no processo seletivo. Qual seria o critério utilizado pelo Estado na escolha dos religiosos professores? Como justificar que a verba pública seja destinada ao pagamento do profissional de uma determinada religião e não de outra? Dessa maneira, a controvérsia seria instalada, e o impasse, inevitável.
Mas não teríamos o mesmo problema no ensino da Filosofia? Poder-se-ia objetar que o seu ensino, financiado pelo Estado, para ser justo, teria que incluir a maior diversidade possível de filósofos (marxistas, nietzschianos, freudianos, kantianos, tomistas, platônicos, heideggerianos, etc.). No entanto, há uma diferença fundamental entre Filosofia e Religião: a primeira, ao contrário de segunda , não possui dogmas. Ela pode dispor de alguns conceitos e desprezá-los se não mais servirem à sua análise. Conceitos são ferramentas para pensar e agir, e não dados inquestionáveis. A Filosofia é um pensamento livre que não se prende a categorias que não sejam úteis para avaliar uma situação ou não sirvam para apontar caminhos na direção de uma transformação possível.
A Filosofia busca uma orientação para viver, problematizando as normas vigentes, criticando práticas tão arraigadas na nossa sociedade: competição, propriedade privada, consumismo, individualismo, trabalho alienado, niilismo, narcisismo, exibicionismo, etnocentrismo, etc. Além disso, a Filosofia, diferentemente da Moral, vai buscar uma orientação para nossa conduta sem apelar para valores. Estabelecidos. Ao contrário é de sua natureza não partir de certezas, colocar-se na perspectiva imanente da ignorância, de um não saber que busca o saber, mas que não sabe com segurança o que é certo o que é errado o que é o bom e o mal, o justo e o injusto.
Ao mesmo tempo em que o pensamento formula questões éticas (do sujeito consigo mesmo) também apresenta problemas políticos, isto é aqueles decorrentes da relação que os homens têm entre si.
Numa sociedade de classes, na qual existe uma divisão de grupos e uma hierarquia entre eles, a tensão política é permanente. A violência ou a iminência dela está em toda parte.
Como entender de modo crítico esse jogo de interesses contrários e como é possível transformar essa situação? Com que ferramentas conceituais podem pensar (e virar) esse jogo? Eis, mais uma vez, a tarefa da Filosofia: produzir conceitos que funcionem para pensar o mundo político e social de tal maneira que não haja exclusão de um grupo em benefício de outro, de tal modo que a sociedade não se divida, e que todos sejam contemplados.
É bem verdade que a religião também procura dar certo conforto e auxílio à nossa existência. Mas, como o Estado é laico, ela não deve ser ensinada na escola pública. Cabe então à Filosofia a reflexão acerca dos valores morais. Além do mais, tratando-se de ensinar alguma religião na escola, surge um sério problema: qual delas seria contemplada? O catolicismo, o judaísmo, o candomblé, o espiritismo, o islamismo?
Como se daria a contratação dos professores? Mesmo que se contratasse uma utilizada pluralidade de religiosos, sempre poderia haver algum, de uma seita qualquer, que se sentiria injustiçado por ter sido excluído no processo seletivo. Qual seria o critério utilizado pelo Estado na escolha dos religiosos professores? Como justificar que a verba pública seja destinada ao pagamento do profissional de uma determinada religião e não de outra? Dessa maneira, a controvérsia seria instalada, e o impasse, inevitável.
Mas não teríamos o mesmo problema no ensino da Filosofia? Poder-se-ia objetar que o seu ensino, financiado pelo Estado, para ser justo, teria que incluir a maior diversidade possível de filósofos (marxistas, nietzschianos, freudianos, kantianos, tomistas, platônicos, heideggerianos, etc.). No entanto, há uma diferença fundamental entre Filosofia e Religião: a primeira, ao contrário de segunda , não possui dogmas. Ela pode dispor de alguns conceitos e desprezá-los se não mais servirem à sua análise. Conceitos são ferramentas para pensar e agir, e não dados inquestionáveis. A Filosofia é um pensamento livre que não se prende a categorias que não sejam úteis para avaliar uma situação ou não sirvam para apontar caminhos na direção de uma transformação possível.
A Filosofia busca uma orientação para viver, problematizando as normas vigentes, criticando práticas tão arraigadas na nossa sociedade: competição, propriedade privada, consumismo, individualismo, trabalho alienado, niilismo, narcisismo, exibicionismo, etnocentrismo, etc. Além disso, a Filosofia, diferentemente da Moral, vai buscar uma orientação para nossa conduta sem apelar para valores. Estabelecidos. Ao contrário é de sua natureza não partir de certezas, colocar-se na perspectiva imanente da ignorância, de um não saber que busca o saber, mas que não sabe com segurança o que é certo o que é errado o que é o bom e o mal, o justo e o injusto.
Ao mesmo tempo em que o pensamento formula questões éticas (do sujeito consigo mesmo) também apresenta problemas políticos, isto é aqueles decorrentes da relação que os homens têm entre si.
Numa sociedade de classes, na qual existe uma divisão de grupos e uma hierarquia entre eles, a tensão política é permanente. A violência ou a iminência dela está em toda parte.
Como entender de modo crítico esse jogo de interesses contrários e como é possível transformar essa situação? Com que ferramentas conceituais podem pensar (e virar) esse jogo? Eis, mais uma vez, a tarefa da Filosofia: produzir conceitos que funcionem para pensar o mundo político e social de tal maneira que não haja exclusão de um grupo em benefício de outro, de tal modo que a sociedade não se divida, e que todos sejam contemplados.
SANTO AGOSTINHO...
SANTO AGOSTINHO E O BATISMO
Segundo a doutrina cristã, o sacramento do batismo significa o renascimento espiritual, absolvendo todas as culpas e os pecados – incluindo o pecado original – daquele que é batizado. Nos primórdios do cristianismo era comum que o batismo fosse realizado no final da vida, e não nos primeiros meses, como nos dias de hoje. Assim, todos os pecados cometidos durante a vida seriam purificados. Um dos maiores filósofos da cristandade, Agostinho de Hipona, ou Santo Agostinho, só recebeu o batismo aos 33 anos. Antes disso havia sido casado, tivera um filho, havia ensinado Retórica em Roma e Milão e sido adepto do maniqueísmo. Após a conversão, entretanto, adotou o celibato, tornou-se padre e, no ano de 396, bispo auxiliar de Hipona, assumindo o episcopado após a morte do titular. Escreveu 93 obras filosóficas, nas quais incorpora a filosofia platônica ao pensamento cristão.
A influência de seus escritos transcende a Igreja Católica (onde é reconhecido como “doutor da Igreja”) e chega a filósofos contemporâneos, como Schopenhauer, Nietzsche e Hannah Arendt.
Segundo a doutrina cristã, o sacramento do batismo significa o renascimento espiritual, absolvendo todas as culpas e os pecados – incluindo o pecado original – daquele que é batizado. Nos primórdios do cristianismo era comum que o batismo fosse realizado no final da vida, e não nos primeiros meses, como nos dias de hoje. Assim, todos os pecados cometidos durante a vida seriam purificados. Um dos maiores filósofos da cristandade, Agostinho de Hipona, ou Santo Agostinho, só recebeu o batismo aos 33 anos. Antes disso havia sido casado, tivera um filho, havia ensinado Retórica em Roma e Milão e sido adepto do maniqueísmo. Após a conversão, entretanto, adotou o celibato, tornou-se padre e, no ano de 396, bispo auxiliar de Hipona, assumindo o episcopado após a morte do titular. Escreveu 93 obras filosóficas, nas quais incorpora a filosofia platônica ao pensamento cristão.
A influência de seus escritos transcende a Igreja Católica (onde é reconhecido como “doutor da Igreja”) e chega a filósofos contemporâneos, como Schopenhauer, Nietzsche e Hannah Arendt.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Educação!!!
20/01/2010 - 10h32
Brasil é 88º em índice de desenvolvimento da educação
Em Brasília
O alto Índice de Desenvolvimento Humano que o Brasil conquistou há dois anos não chegou à educação. O relatório Educação para Todos, divulgado hoje pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) mostra que a baixa qualidade do ensino nas escolas brasileiras ainda deixa milhares de crianças para trás e é diretamente responsável por manter o país na 88ª posição no IDE (Índice de Desenvolvimento Educacional), atrás de países mais pobres como Paraguai, Equador e Bolívia.
•Unesco: Brasil avança na educação, mas segue em posição intermediária
•Avanços mundiais no acesso à educação podem ser comprometidos pela crise, alerta Unesco
Dos quatro dados que a Unesco usa para montar o IDE, em três o Brasil vai bem e tem resultados acima de 0,900 - o mínimo para ser considerado de alto desenvolvimento educacional. São bons os números de atendimento universal, analfabetismo e igualdade de acesso à escola entre meninos e meninas. Já quando se analisa o índice que calcula quantas das crianças que entraram na 1ª série do ensino fundamental conseguiram terminar a 5ª série, o País despenca para 0,756, um baixo IDE.
Educação no mundo
O relatório de 2010 do programa Educação para Todos, da Unesco, aponta que 72 milhões de crianças no mundo ainda estão fora da escola. No ritmo atual, serão ainda 56 milhões em 2015, e não há indícios que isso será acelerado nos próximos anos.
O analfabetismo atinge ainda 759 milhões de pessoas e a perspectiva é que diminua para 710 milhões nos próximos 15 anos. Sem contar que a má qualidade das escolas e a alta evasão não garantem que o acesso às salas de aula se transforme em ensino efetivo.
Dos 128 países para os quais a Unesco obteve dados para esse relatório, 62 devem atingir as metas de acesso à educação de qualidade. Outros 36, entre eles o Brasil, estão a caminho, mas tem resultados mistos, com problemas especialmente no analfabetismo e na qualidade. Trinta 30 estão longe das metas e até regredindo, como é o caso da República Dominicana e da Venezuela.
Brasil é 88º em índice de desenvolvimento da educação
Em Brasília
O alto Índice de Desenvolvimento Humano que o Brasil conquistou há dois anos não chegou à educação. O relatório Educação para Todos, divulgado hoje pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) mostra que a baixa qualidade do ensino nas escolas brasileiras ainda deixa milhares de crianças para trás e é diretamente responsável por manter o país na 88ª posição no IDE (Índice de Desenvolvimento Educacional), atrás de países mais pobres como Paraguai, Equador e Bolívia.
•Unesco: Brasil avança na educação, mas segue em posição intermediária
•Avanços mundiais no acesso à educação podem ser comprometidos pela crise, alerta Unesco
Dos quatro dados que a Unesco usa para montar o IDE, em três o Brasil vai bem e tem resultados acima de 0,900 - o mínimo para ser considerado de alto desenvolvimento educacional. São bons os números de atendimento universal, analfabetismo e igualdade de acesso à escola entre meninos e meninas. Já quando se analisa o índice que calcula quantas das crianças que entraram na 1ª série do ensino fundamental conseguiram terminar a 5ª série, o País despenca para 0,756, um baixo IDE.
Educação no mundo
O relatório de 2010 do programa Educação para Todos, da Unesco, aponta que 72 milhões de crianças no mundo ainda estão fora da escola. No ritmo atual, serão ainda 56 milhões em 2015, e não há indícios que isso será acelerado nos próximos anos.
O analfabetismo atinge ainda 759 milhões de pessoas e a perspectiva é que diminua para 710 milhões nos próximos 15 anos. Sem contar que a má qualidade das escolas e a alta evasão não garantem que o acesso às salas de aula se transforme em ensino efetivo.
Dos 128 países para os quais a Unesco obteve dados para esse relatório, 62 devem atingir as metas de acesso à educação de qualidade. Outros 36, entre eles o Brasil, estão a caminho, mas tem resultados mistos, com problemas especialmente no analfabetismo e na qualidade. Trinta 30 estão longe das metas e até regredindo, como é o caso da República Dominicana e da Venezuela.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Cônsul do Haiti
O Sr. cônsul, nasceu em Porto Príncipe, possui familiares de origem africana, seu
bisavô Philippe Guerrier, da raça negra, foi presidente do Haiti (1844/45);
tem mais de 100 parentes desaparecidos,na trajédia . UMA PENA QUE SÓ FALTOU ELE
ESTAR LÁ !!
Assista ao comentário PRECONCEITUOSO!! desse cara, logo mais abaixo na barra de vídeo...
bisavô Philippe Guerrier, da raça negra, foi presidente do Haiti (1844/45);
tem mais de 100 parentes desaparecidos,na trajédia . UMA PENA QUE SÓ FALTOU ELE
ESTAR LÁ !!
Assista ao comentário PRECONCEITUOSO!! desse cara, logo mais abaixo na barra de vídeo...
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
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Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor
Fique por dentro!!!
Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/
Acessem!!!
Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/
Ameaças do tráfico, no Rio de Jneiro assista ao vídeo....
"Páginas interessantes para se visitar na internet"!!!!!
Dentre as milhares de páginas que existem na internet, a rede mundial de computadores muitas não servem para nada, então sugerir algumas páginas nacionais ,para pesquisa ,conhecimentos em geral e trocas de idéias.Até mais um abraço e um beijo co coração............
http://gmrp.blogspot.com/
http://ferrez.blogspot.com/
http://www.tvcultura.com.br/metropolis/
http://www.tvcultura.com.br/vitrine/
http://www.tvcultura.com.br/penarua/
http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=108
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/
http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/
http://www.releituras.com/maquino_menu.asp
http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/2006/home/index_full.html
http://www.marciatiburi.com.br/helena.htm
http://www.genialmrp.org/
http://gmrp.blogspot.com/
http://ferrez.blogspot.com/
http://www.tvcultura.com.br/metropolis/
http://www.tvcultura.com.br/vitrine/
http://www.tvcultura.com.br/penarua/
http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=108
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/
http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/
http://www.releituras.com/maquino_menu.asp
http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/2006/home/index_full.html
http://www.marciatiburi.com.br/helena.htm
http://www.genialmrp.org/
Votando pela "Primeira vez"
Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/
O "Tribunal Superior Eleitoral"
Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf
Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...





Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).








Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.




Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.













Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!




























ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!
Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/
Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...
Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.
Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...
Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam
Entrevista...

Minhas Alunas...
A Arte Vive!!

Meus alunos...
A Arte Vive!!!

Meus alunos..
A Arte vive...

Meus Alunos
A Arte vive.....

Meus Alunos
Meus alunos.....

A Arte vive...