Sou professor de Filosofia, e faço da minha "reflexão diária" um ideal de vida...
domingo, 4 de novembro de 2012
Aula: Liberdade e Determinismo
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o conceito de liberdade segundo a corrente determinista fazendo um contraponto com a liberdade incondicional.
Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de filosofia
Estratégias e recursos da aula
1 PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO
Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos pensam sobre a liberdade. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir?
Converse com os jovens:
Somos originalmente livres?
Durante a vida, nós, a nossa família, a comunidade em que vivemos constrói um conceito de liberdade, de acordo com os valores vigentes, ou seja, para manutenção de um status, o que nos remete ao seguinte questionamento: O que é a Liberdade?
Segundo Aristóteles: "é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir".
Para Sartre "a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Afirma que estamos condenados à liberdade".
Um provérbio popular, com base na Revolução Francesa e na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão diz: "A minha liberdade termina onde começa a do outro."
Diante destas questões vamos pensar um pouco mais... Solicite que os estudantes escrevam em seu caderno suas ideias acerca destas afirmações.
Passe no quadro mais um pensamento:
"Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas, de refletir." (Henri Poincare)
PROBLEMATIZAÇÃO:
Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias concepções, mas nesta aula vamos nos concentrar no determinismo. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.
Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:
• Dimensão filosófica: O que é liberdade? Existem várias maneiras de pensar a liberdade? Somos determinados a agir ou não?
• Dimensão histórica: Todas as pessoas são livres? O homem nem sempre foi livre, mas porque?
• Dimensão social: A minha liberdade interfere na vida dos outros. Posso me sentir livre sabendo que existem pessoas que não o são?
Diante do exposto, o que pensa o estudante:
Possui liberdade incondicional ou determinada?
A sua liberdade é permanente ou foi consquista aos poucos?
Você é livre? Quem é livre?
eve os estudantes no laboratório de informática para conhecer um pouco mais sobre o determinismo neste exercício sensacional, disponível no UNIFRA em: http://sites.unifra.br/Portals/17/Filosofia/LiberdadeDeterminismo/Liberdade_Determinismo.swfL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor
Fique por dentro!!!
Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/
Acessem!!!
Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/
Ameaças do tráfico, no Rio de Jneiro assista ao vídeo....
"Páginas interessantes para se visitar na internet"!!!!!
Dentre as milhares de páginas que existem na internet, a rede mundial de computadores muitas não servem para nada, então sugerir algumas páginas nacionais ,para pesquisa ,conhecimentos em geral e trocas de idéias.Até mais um abraço e um beijo co coração............
http://gmrp.blogspot.com/
http://ferrez.blogspot.com/
http://www.tvcultura.com.br/metropolis/
http://www.tvcultura.com.br/vitrine/
http://www.tvcultura.com.br/penarua/
http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=108
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/
http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/
http://www.releituras.com/maquino_menu.asp
http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/2006/home/index_full.html
http://www.marciatiburi.com.br/helena.htm
http://www.genialmrp.org/
http://gmrp.blogspot.com/
http://ferrez.blogspot.com/
http://www.tvcultura.com.br/metropolis/
http://www.tvcultura.com.br/vitrine/
http://www.tvcultura.com.br/penarua/
http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=108
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/
http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/
http://www.releituras.com/maquino_menu.asp
http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/2006/home/index_full.html
http://www.marciatiburi.com.br/helena.htm
http://www.genialmrp.org/
Votando pela "Primeira vez"
Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/
O "Tribunal Superior Eleitoral"
Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf
Alunos 2ºA Nestor Fogaça...
Alunos 2ºA Nestor Fogaça...
Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...
Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).
Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.
Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.
Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!
ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!
Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/
Sugestões para diminuir o aquecimento global.
Sugestões para diminuir o aquecimento global.
Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
E.E. NESTOR FOGAÇA
E.E.NESTOR FOGAÇA
E.E.NESTOR FOGAÇA
ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...
Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.
Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...
Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam
Nenhum comentário:
Postar um comentário