O Lugar da
Filosofia
No ensino médio“Inúmeros dilemas são colocados pelas demais disciplinas: é preciso munir o aluno de instrumentos conceituais para resolvê-los.”
A aprovação da obrigatoriedade do curso de Filosofia no Ensino médio resulta de uma longa discussão em torno da importância (ou não) dessa matéria na vida estudantil de um adolescente. Filosofia no Ensino Médio!? Qual é o sentido dessa disciplina que não se enquadra nem nas Ciências Sociais, que não é uma arte, tampouco uma técnica e muito menos uma religião? Afinal, o que é a Filosofia e qual o seu papel no Ensino Médio?
Ora, a Filosofia surge de uma exigência do próprio pensamento.
Por exemplo, quando estudamos Física,Química, ou Biologia, necessitou saber o que são essas formas de pensamento que conseguem um grau de objetividade e precisão impressionantes para o senso comum.
Como funciona a Ciência? Como ela pensa? O que é verdade? Como a distinguimos de uma mera opinião ou de uma estranha magia? Qual é seu alcance e quais são seus limites? Quais são seus perigos e suas conseqüências na vida cotidiana das pessoas? Todas essas questões, consideradas epistemológicas, surgem inevitavelmente em nossa cultura ocidental, que aposta todas as fichas na Ciência, que investe dinheiro e libido em laboratórios, pesquisas e cientistas.
Mesmo o Brasil, cujo investimento é comparativamente menor em relação a países desenvolvidos, não escapa da visão cientificista. Assim, um aluno brasileiro desde cedo se vê bombardeado por aulas de Matemática, Física, Biologia, sem entender muito bem o sentido dessas disciplinas em suas vidas.
A dimensão ética
Mas não são apenas as questões epistemológicas que instigam o pensamento filosófico. Há também problemas de ordem ética. Vivemos num mundo capitalista, moderno, industrial, tecnológico, cujas mudanças ocorrem a uma velocidade assustadora. Valores que ontem eram indestrutíveis são varridos rapidamente no processo histórico.
Família nuclear, estabilidade no emprego, sexualidade bem definida, certa tranqüilidade social, para dar alguns exemplos, são formações que foram reavaliadas na nova configuração histórica. Outros vínculos sociais foram produzidos, o emprego tornou-se precário (quando não inexistente), novas sexualidades emergiram, a violência se alastrou na cidade.
Tendo em vista este contexto social tumultuado, a depressão, a angústia, o medo e até mesmo o pânico tomaram conta da subjetividade moderna. Como resolver ou minimizar esses sintomas? Como sair do mal- estar enraizado na civilização?
A busca imediata da solução pelo uso de medicamentos antidepressivos e de drogas não enfrenta de forma corajosa a situação, que exige um trabalho mais elaborado de pensamento. Mas como pensar essa subjetividade atormentada se não temos o instrumental adequado, ou seja, os conceitos precisos para nos auxiliar a viver? Eis a tarefa da Filosofia: Oferecer ferramentas conceituais para simbolizar a vida moderna e suas dificuldades afetivas, sexuais, existenciais. Que outra disciplina senão ela poderia dispor desses instrumentos?
Mais do que ensinar a história do pensamento, mais do que ensinar a “exercer a cidadania”, mais do que apresentar este ou aquele autor, este ou aquele conteúdo, a tarefa de ensinar Filosofia no Ensino Médio é estimular o aluno a questionar o mundo em que vive; é instigá-lo com problemas que o motivem a pensar.
Sou professor de Filosofia, e faço da minha "reflexão diária" um ideal de vida...
domingo, 24 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor
Fique por dentro!!!
Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/
Acessem!!!
Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/
Ameaças do tráfico, no Rio de Jneiro assista ao vídeo....
"Páginas interessantes para se visitar na internet"!!!!!
Dentre as milhares de páginas que existem na internet, a rede mundial de computadores muitas não servem para nada, então sugerir algumas páginas nacionais ,para pesquisa ,conhecimentos em geral e trocas de idéias.Até mais um abraço e um beijo co coração............
http://gmrp.blogspot.com/
http://ferrez.blogspot.com/
http://www.tvcultura.com.br/metropolis/
http://www.tvcultura.com.br/vitrine/
http://www.tvcultura.com.br/penarua/
http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=108
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/
http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/
http://www.releituras.com/maquino_menu.asp
http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/2006/home/index_full.html
http://www.marciatiburi.com.br/helena.htm
http://www.genialmrp.org/
http://gmrp.blogspot.com/
http://ferrez.blogspot.com/
http://www.tvcultura.com.br/metropolis/
http://www.tvcultura.com.br/vitrine/
http://www.tvcultura.com.br/penarua/
http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=108
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm
http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/
http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/
http://www.releituras.com/maquino_menu.asp
http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/2006/home/index_full.html
http://www.marciatiburi.com.br/helena.htm
http://www.genialmrp.org/
Votando pela "Primeira vez"
Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/
O "Tribunal Superior Eleitoral"
Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf
Alunos 2ºA Nestor Fogaça...
Alunos 2ºA Nestor Fogaça...
Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...
Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).
Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.
Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.
Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!
ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!
Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/
Sugestões para diminuir o aquecimento global.
Sugestões para diminuir o aquecimento global.
Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
E.E. NESTOR FOGAÇA
E.E.NESTOR FOGAÇA
E.E.NESTOR FOGAÇA
ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...
Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.
Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...
Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam
Nenhum comentário:
Postar um comentário