segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Educador do Século XXI





Quem é o educador do século XXI? Pensando em responder esta pergunta, o Estadão desenvolveu o infográfico acima, apresentando o perfil esperado e destacando a necessidade do professor estar "antenado" com tudo o que acontece ao seu redor.

O principal destaque é para o uso das tecnologias e, em especial, a vinculação dos educadores as redes sociais que existem na web. Isto significa, na prática, participar e ter perfis em sites como o (Face book ou o Orkut), possuir e alimentar regularmente um ou mais blogs, compartilhar imagens e vídeos (através do Youtube ), criar bases na web (nas nuvens) através das quais possa ter sempre por perto seus arquivos (provas, documentos, relatórios...), ter acesso regular a comunicadores instantâneos como o MSN ou o Skype, entrar na onda dos microblogs como o Twitter...

Destaca o Estadão ainda a necessidade de saber usar as tecnologias para melhorar a aprendizagem... E esta é, certamente, uma pedra no sapato dos professores, que diante da avassaladora entrada de novas tecnologias em seu cenário, mal consegue dominar uma ferramenta e já está sendo instada a usar outra... É preciso formação, uso regular, contato com especialistas, monitoria e até mesmo assessoria especial para as escolas para que isto aconteça...

Não basta apenas saber o que é e como se utiliza Twitter, blogs, MSN, Flickr, YouTube e outros recursos realmente interessantes e enriquecedores surgidos na web... Ter foco pedagógico é bastante complicado e ainda desconhecido da esmagadora maioria dos professores, mesmo daqueles que já usam com mais regularidade a tecnologia...

Salta aos olhos ainda a observação feita pelo Estadão quanto a necessidade do professor se tornar parceiro do aluno e manter sua autoridade sem ser autoritário...

O conceito de "parceiro" tem que ficar claro para ambas as partes, tanto para professores quanto para alunos para que isto possa ocorrer. O aluno entende "parceiro" como colega ou amigo próximo. O professor pretende que seja compreendido como aquele que trabalha conjuntamente e cria laços e relações amigáveis, mas com as devidas limitações relacionadas ao fato de que estão reunidos com objetivos e trabalhos a serem realizados...

Quanto a autoridade e autoritarismo... Encontrar o ponto de equilíbrio e harmonia na relação professor-aluno é mais complicado do que parece, mas certamente o elemento-chave para que isto se efetive é o diálogo...
(João Luiz Almeida Machado)


Curso de Formação e Aperfeiçoamento:

“Articulando Teoria Pesquisa e Prática: Filosofia e Sociologia - Fabrício Proença- PCOP de Filosofia e Sociologia

Email: fa.che@hotmail.com.br
filofabricio@gmail.com
Tel: 32759670
Maio / 2010

Nenhum comentário:

Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor

Fique por dentro!!!

Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/

Acessem!!!

Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Votando pela "Primeira vez"

Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/

O "Tribunal Superior Eleitoral"

Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...




Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).

Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro  Sesi (Itapê).







Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.

Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.



Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.

Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.












Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!

Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!



























ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
Powered By Blogger

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...

Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.

Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...

Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam

Entrevista...

Entrevista...
Minhas Alunas...

A Arte Vive!!

A Arte Vive!!
Meus alunos...

A Arte Vive!!!

A Arte Vive!!!
Meus alunos..

A Arte vive...

A Arte vive...
Meus Alunos

A Arte vive.....

A Arte vive.....
Meus Alunos

Meus alunos.....

Meus alunos.....
A Arte vive...