segunda-feira, 31 de maio de 2010

LEITURA NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA

“A escola pública é um caminho fundamental na construção da cidadania e a filosofia tem um papel central dentro dela. O respeito aos direitos humanos, o combate ao racismo, a diminuição das disparidades sociais e tantos outros objetivos podem e devem passar pela ação do professor de Filosofia nas escolas.” Prof. Dr. José Alves F. Neto, in Projeto Filosofia e Vida (vol.v)

Apresentamos uma proposta de trabalho em Filosofia, princípios e exemplificações. Mas o Professor é livre para recriá-las, pois nada substitui a ação do educador em sala de aula, sua atenção com a turma, seu olhar atento às especificidades
do grupo com o qual atua. O trabalho aqui indicado foi imaginado como uma espécie de argila com a qual o profissional irá trabalhar acrescentando massa e construindo novas formas.

Para aprender a filosofar é necessário conviver com a leitura da realidade, ou seja, os homens exercem sua capacidade de pensar indagando sobre o mundo que o cerca. Para a leitura filosófica a habilidade mais exigida é a leitura do texto escrito.

O ato de ler um texto:

• Informar-se sobre a obra e seu autor – quanto mais conhecermos o universo do texto, maiores serão as chances de reflexão sobre ele.
• Ler de forma atenta e seletiva para poder identificar os aspectos centrais e os acessórios do texto. A explicação do texto está nele mesmo
• Destacar aspectos facilitadores do texto: identificar o tema ( assunto a que se refere) ; reconhecer a tese ( o que o autor afirma sobre o tema) ; identificar os problemas ( que existem no texto e quais as questões que o autor levanta para validar a sua tese) ; reconhecer os argumentos que o autor defende ou que está colocando em discussão.
• A compreensão do texto não vem de forma uniforme e regular, daí a necessidade submeter o texto a questionamento. Muitas vezes as respostas surgem em momentos posteriores.
• A conclusão deve responder as questões colocadas na introdução, mas a discussão não se esgota. Uma conclusão não é uma palavra definitiva, pois isto contraria o espírito de indagação da Filosofia, mas é um balanço dos resultados daquele texto.


Curso de Formação e Aperfeiçoamento:

“Articulando Teoria Pesquisa e Prática: Filosofia e Sociologia - Fabrício Proença- PCOP de Filosofia e Sociologia

Email: fa.che@hotmail.com.br
filofabricio@gmail.com
Tel: 32759670
Maio / 2010

Nenhum comentário:

Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor

Fique por dentro!!!

Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/

Acessem!!!

Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Votando pela "Primeira vez"

Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/

O "Tribunal Superior Eleitoral"

Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...




Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).

Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro  Sesi (Itapê).







Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.

Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.



Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.

Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.












Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!

Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!



























ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
Powered By Blogger

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...

Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.

Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...

Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam

Entrevista...

Entrevista...
Minhas Alunas...

A Arte Vive!!

A Arte Vive!!
Meus alunos...

A Arte Vive!!!

A Arte Vive!!!
Meus alunos..

A Arte vive...

A Arte vive...
Meus Alunos

A Arte vive.....

A Arte vive.....
Meus Alunos

Meus alunos.....

Meus alunos.....
A Arte vive...