sexta-feira, 12 de março de 2010

Oficina de Filosofia!!!

ÉTICA E SUPER-HERÓIS
Primeira Atividade
Leitura e comentários sobre o excerto de “A República” de Platão. Neste texto
encontramos a alegoria do Anel de Giges. Podemos levar o aluno a pensar como
seria ter super-poderes e o que ele faria caso tivesse esses super-poderes. Essas
questões podem ser respondidas oralmente, por escrito ou um cartazes (em grupo).

Ao final as respostas devem ser socializadas.
Você pode, neste momento, chamar a atenção para questões éticas atuais, como os
políticos que roubam e não são presos, etc.

Segunda Atividade
Sensibilizar o aluno para o tema. Esta sensibilização pode ser feita de várias
maneiras:

- levar um cartaz com os diversos super-heróis;
- levar revistinhas de super-heróis;
- levar um filme ou documentário sobre super-heróis (“Os 10 mais superheróis”;
“Homem-aranha 1”; “Batman 1”; “X-men 1”)

Tirar dos alunos o que eles conhecem sobre os super-heróis. Neste momento, se for
possível, a classe pode ser dividida em grupos e cada grupo trará a história de cada
super-herói. Esta pesquisa poderá ser orientada na oficina de “Estudos e Pesquisas”
ou de “Informática Educativa” (mas poderá ser orientada por você). Cada aluno
montaria um cartaz sobre um super-herói que ficaria na sala de aula para consultas
futuras.

Agora faremos a problematização: Porque os super-heróis, que possuem tantos
poderes, escolheram salvar a humanidade e não tirar proveito dos seus poderes
como no Anel de Giges?

Neste momento você levanta as hipóteses dos alunos de quais motivos levariam
uma pessoa a fazer a opção do bem e do mal. Pode ser levantada o que levou cada
super-herói a optar pelo bem. Essa hipótese inicial pode ser feita por um texto
coletivo ou individualmente. O importante é que esse registro seja guardado para
futuras comparações.

Terceira Atividade
Mostrar uma situação em que a condição de super-herói é colocada em dúvida.
Como sugestão temos dois filmes: “Homem-aranha 2” e “Os Incríveis”. Nestes dois
filmes os super-heróis deixam seus “postos” para viver uma vida comum, mas não
conseguem manter-se assim.
Mostrar uma situação em que a opção após os super-poderes é o mal. Como
sugestão temos a série dos filmes “Batman” que mostram as gêneses de alguns
vilões.
Retomar a problematização: porque os super-heróis fizeram a opção pelo bem?
Aqui cabe você dirigir as questões para uma atitude moral. Porque devemos agir
pelo bem? O que é o bem?

Neste caso o registro deverá ser individual para você perceber qual noção de moral
está embutida em cada aluno. Ao final deverá ser feita uma síntese coletiva.
Quarta Atividade
Em vista de tudo o que foi estudado, dividir a classe em grupos pequenos (de 3 a 4
alunos) e pedir para que eles elaborem dois personagens: 1 super-herói e 1 vilão.
Ele deverá dar as características de cada um e criar a sua história de origem (o que
motivou sua escolha).
Elaborar uma história em quadrinhos com estes personagens ou um roteiro de filme
(dependendo da habilidade de cada aluno)



Excerto de “A República” – Platão

Neste diálogo Sócrates dialoga com Glauco sobre a noção de justiça. Glauco usa o
exemplo de Giges para demonstrar que ninguém é justo por vontade.
“Sentiremos melhor como os que observam a justiça o fazem contra vontade, por
impossibilidade de cometerem injustiças, se imaginarmos o caso seguinte. Demos o poder
de fazer o que quiser a ambos, ao homem justo e ao injusto; depois, vamos atrás deles,
para vermos onde é que a paixão leva cada um. Pois bem! Apanha-lo-emos, ao justo, a
caminhar para a mesma meta que o injusto, devido à ambição, coisa que toda a criatura
está por natureza disposta a procurar alcançar como um bem; mas por convenção, é
forçada a respeitar a igualdade. E o poder a que me refiro seria mais ou menos como o
seguinte: terem a faculdade que se diz ter sido concedida ao antepassado do Lídio (Giges).
Era ele um pastor que servia em casa do que era então soberano da Lídia. Devido a uma
grande tempestade e tremor de terra, rasgou-se o solo e abriu-se uma fenda no local onde
ele guardava o rebanho. Admirado ao ver tal coisa, desceu por lá e contemplou, entre
outras maravilhas que para aí fantasiam, um cavalo de bronze, oco, com umas aberturas,
espreitando através das quais viu lá dentro um cadáver, aparentemente maior do que um
homem, e que não tinha mais nada senão um anel de ouro na mão. Arrancou-lho e saiu.
Ora, como os pastores se tivessem reunido, de maneira habitual, a fim de comunicarem ao
rei, todos os meses, o que dizia respeito aos rebanhos, Giges foi lá também, com seu anel.
Estando ele, pois, sentado no meio dos outros, deu por acaso uma volta ao engaste do anel
para dentro, em direção à parte interna da mão, e, ao fazer isso, tornou-se invisível para
os que estavam ao lado, os quais falavam dele como se tivesse ido embora. Admirado,
passou de novo a mão pelo anel e virou para fora o engaste. Assim que o fez, tornou-se
visível. Tendo observado estes fatos, experimentou, a ver se o anel tinha aquele poder, e
verificou que, se voltasse o engaste para dentro, se tornava invisível; se o voltasse para
fora, ficava visível. Assim senhor de si, logo fez com que fosse um dos delegados que iam
junto ao rei. Uma vez lá chegado, seduziu a mulher do soberano, e com o auxílio dela,
atacou-o e matou-o, e assim se tomou o poder.
Se, portanto, houvesse dois anéis como este, e o homem justo pudesse um, e o injusto outro,
não haveria ninguém, ao que parece, tão inabalável que permanecesse no caminho da
justiça, e que fosse capaz de se abster dos bens alheios e de não lhes tocar, sendo-lhe dado
tirar à vontade o que quisesse do mercado, entrar nas casas e unir-se a quem lhes
apetecesse, matar ou libertar das algemas a quem lhe aprouvesse, e fazer tudo o mais entre
os homens, como se fosse igual aos deuses. (...) E disto se poderá afirmar que é uma
grande prova, de que ninguém é justo por sua vontade, mas forçado, por entender que a
justiça não é um bem para si, individualmente, uma vez que, quando cada um julga que lhe
é possível cometer injustiças, comete-as.”
- Leia cuidadosamente o texto acima e responda:
O que você faria se tivesse o anel de Giges?
Existem pessoas que, por saberem que jamais serão pegas, agem injustamente? Cite
exemplos.
Existem pessoas, mesmo que na ficção, ajam de maneira justa, mesmo sabendo que
jamais serão pegas? Cite exemplos.

Nenhum comentário:

Você concorda com o aumento de salário de acordo com a avaliação do conhecimento do professor

Fique por dentro!!!

Para saber mais sobre nossos políticos é só acessar!! http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/

Acessem!!!

Para saber mais sobre o presidente Lula é só acessar!!! http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Votando pela "Primeira vez"

Você que está votando pela primeira vez, deve visitar seguinte site para conhecer um pouco mai sobre o partido e o candidato para qual deseja confiar seu voto aí vai o link: http://www.tre-sp.gov.br/

O "Tribunal Superior Eleitoral"

Divulgou a lista dos responsáveis por contas irregulares, vale a pena conferir, mesmo porque tem candidatos da região com contas irregular e os mesmos serão candidatos na próxima eleição aí vai o link do "TSE": http://www4.tcu.gov.br/contasirregulares/ContasIrregulares.pdf

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Alunos 2ºA Nestor Fogaça...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...

Atividade com o espelho na E.E. Nestor Fogaça, "momento de reflexão"...




Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro Sesi (Itapê).

Alunos da E.E. Nestor Fogaça no Teatro  Sesi (Itapê).







Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.

Prédio da E.E. Maria F. Arrivabene.



Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.

Alunos elaboraram sugestões para diminuir O AQUECIMENTO GLOBAL.












Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!

Os alunos da E.E. Maria Elisa observaram o cotidiano e registraram algumas imagens.Confira!!



























ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

Alunos interessados em concursos públicos acessar o link:http://www.vunesp.com.br/

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Sugestões para diminuir o aquecimento global.

Sugestões para  diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºB,E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.

Alunos do 1ºC, E.E.Nestor Fogaça,elaboraram cinco sugestões de como diminuir o aquecimento global.
Powered By Blogger

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E. NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

E.E.NESTOR FOGAÇA

ATENÇÃO ATENÇÃO ALUNOS DE SAMY CITY....DICAS DE LIVROS...

Para quem está a fim de viajar pelo maravilho mundo da leitura:
Marcelo Rubens Paiva, leiam Feliz Ano Velho,Blcaute.

Atenção Atenção Galera de Samy City....Teatro em Itapê...

Peça:As Olívias Palitam.... Dia 12e13/04 no Sesi. O espetáculo apresenta os mais inusitados esquetes cômicos ,utilizando um humor rápido e inteligente e abusado da improvisação .Não existem personagens definidos;as atrizes são todas denominadas Olívias e são sempre elas que estão na situação .O show conta com cenas como a de um grupo de amigas que estudam as regras do futebol e a de um workshop que ensina os homens a se comportarem no fatídico " dia seguinte".Há ,ainda paródias de hits da década de 80 que se tornaram uma marca do grupo ,como a música Longilíneas Demais .Entre os pontos altos do espetáculo ,estão os momentos de bate -papo entre as atrizes ,com temas sugeridos pela platéia ,no quadro que dá nome ao show: As Olívia Palitam

Entrevista...

Entrevista...
Minhas Alunas...

A Arte Vive!!

A Arte Vive!!
Meus alunos...

A Arte Vive!!!

A Arte Vive!!!
Meus alunos..

A Arte vive...

A Arte vive...
Meus Alunos

A Arte vive.....

A Arte vive.....
Meus Alunos

Meus alunos.....

Meus alunos.....
A Arte vive...